SELECÇÃO | PUBLICAÇÕES EM LIVRO - POESIA

Infinitesimal agora a partir da Terra reúne a poesia de A. Rafael da Silva que escapou à leitura do fogo entre 2002 e 2024. O presente volume inclui poemas de cinco livros inéditos: Ferida d´água; Telémaco; De ar raro feito; Sal pretérito e O que acontece no peito quando diluímos o amor.
A poesia de A. Rafael da Silva reúne-se, com certeza, na sua vida secreta, contemplativa, impermanente, caminhante. Esta compilação traz da sombra dos caminhos para a luz dos olhos do leitor um universo forjado na fronteira entre o susto e a delícia da vida. Aqui, a brecha por onde a luz penetra é também a brecha por onde a água inunda e da descoberta dessa contradição aflora uma colecção subtil de memórias e personagens, repetições e nuances.
Infinitesimal agora a partir da Terra conta em muitos silêncios a incurável atracção pelo que é quebrado. E belo. Trata do que é imanente, do que é realmente de cada momento e por isso não lhe pode ser subtraído. Fala do tempo de muitas maneiras. Fala da prova do tempo: da espera, da hesitação, da coragem e da transmutação.
"Com um registo de escrita íntima e contemplativa, esta obra conduzirá o leitor por paisagens simbólicas profundamente enraizadas nos ciclos da existência. O texto é atravessado por signos míticos que sustentam narrativas de pertencimento e potência, articulando arquétipos do feminino e do território em estruturas que transcendem o plano estético para se afirmarem como gestos de resistência, o que também ajuda a revelar uma dimensão profundamente identitária e política. A espiritualidade panteísta que emerge da obra aproxima o humano da energia que permeia o mundo físico, numa poética telúrica que transforma o território numa cartografia de enraizamento afetivo visceral e ancestral. Há uma reinscrição do sagrado no quotidiano e um modo autêntico de habitar o mundo, onde o Ser se revela na comunhão entre corpo, tempo e lugar.